logo
Apoio:
  • Ita
  • Governo de São Paulo
  • Unesp
  • Unip
  • CNPq

Login

icon-fisic

Regulamento

1. Dos objetivos

A Olimpíada Paulista de Física (OPF) é um programa da Associação Paulista de Professores de Física (APROFI) que se destina a:

a) estimular o ensino, o estudo e a pesquisa da Física;
b) divulgar e valorizar a profissão do físico e do professor de Física;
c) aprofundar a relação entre o ensino fundamental, médio e superior; e
d) identificar estudantes talentosos e estimulá-los ao aprimoramento contínuo em ciência e tecnologia.

2. Da organização

2.1 A OPF destina-se a estudantes do ensino básico (fundamental e médio) regularmente matriculados em escolas municipais, estaduais, federais ou particulares, sem limite de idade.

2.2 A OPF será coordenada por uma Comissão Organizadora, que terá um mandato de um ano.

2.3 A Comissão Organizadora será composta por:

Presidente: Prof. Dr. Luiz Roberto Marim
Vice-Presidente: Prof. Dr. Arnaldo Dal Pino Jr.
Secretário: Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes
Secretária: Profa. Dra.. Renata Rivero
Secretário: Prof. Dr. Noriyasu Omote

2.4 Ao presidente da Comissão Organizadora da OPF caberá a coordenação geral dos trabalhos; ao vice-presidente caberá auxiliar o presidente em suas funções e substituí-lo em seus impedimentos; e, aos secretários, auxiliar o presidente em suas funções, substituir o vice-presidente em seus impedimentos e manter organizados todos os registros das atividades da Comissão.

2.5 A Comissão Organizadora da OPF será responsável por

a) selecionar uma comissão para a elaboração das provas;
b) coordenar a elaboração e a correção das provas;
c) realizar uma reunião anual com o Conselho de Coordenadores; e
d) definir o calendário de provas e de reuniões.

2.6 Poderá ser sede regional toda escola que

a) possuir infra-estrutura para divulgar a OPF junto a professores, escolas, autoridades educacionais e mídia da região onde estiver instalada;
b) possuir infra-estrutura e responsabilizar-se por aplicar as provas que a ela couber;
c) se comprometer a receber as inscrições de qualquer escola ou estudante, sem qualquer distinção;
d) se comprometer a atender e esclarecer, indistintamente, as dúvidas sobre a organização e participação na OPF de diretores, coordenadores educacionais, professores e estudantes; e
e) contribuir para o custeio da organização da OPF.

2.7 As sedes regionais poderão renovar, ao final de cada edição da OPF, com a anuência da Comissão Organizadora, um protocolo de compromisso com a APROFI, por meio do qual se comprometerão a cumprir as exigências do item 2.6 e obterão o direito a incluir seu nome e logomarca em todo o material de divulgação da OPF que for distribuído pela sede.

2.8 Cada sede regional poderá indicar um professor de Física de sua região para integrar o Conselho de Coordenadores.

2.9 Compete ao Conselho de Coordenadores

a) auxiliar a Comissão Organizadora no planejamento e realização da OPF;
b) sugerir questões para as provas;
c) avaliar o nível das provas e da organização geral da OPF, propondo as melhorias correspondentes; e
d) propor revisão do regulamento, caso necessário.

3. Das provas da fase regional

3.1 A Olimpíada será dividida em duas fases: regional e estadual, e as provas serão específicas por série.

3.2 As provas da fase regional serão realizadas nas sedes regionais.

3.3 As provas serão específicas para cada série e conterão questões de múltipla escolha sobre os assuntos especificados no programa.

3.4 As provas serão corrigidas por uma banca examinadora formada pelos professores que tenham estudantes inscritos e que se inscreverem na Sede Regional para essa finalidade.

3.5 Será permitido apenas o uso de lápis, lapiseira, borracha, caneta, régua, compasso e esquadro.

3.6 Não será permitido o uso de calculadora nem o empréstimo de qualquer material durante a realização das provas.

3.7 O aluno que se atrasar não poderá fazer a prova.

3.8 O estudante não poderá se retirar do recinto da prova antes de decorrida uma hora de seu início.

3.9 No dia da prova, o aluno deverá portar documento de identificação com foto recente e expedido por órgão oficial (Secretaria da Educação, Segurança Pública, Forças Armadas, UNE, UMES ou Ministério do Trabalho), sem o qual o estudante não poderá realizar a prova.

4. Das provas da fase estadual

4.1 Esta fase será realizada, preferencialmente, no ITA ¬ Instituto Tecnológico de Aeronáutica (São José dos Campos), no Colégio Kelvin de São José do Rio Preto e no Instituto de Física da Unesp de Rio Claro.

4.2 As provas serão específicas para cada série e conterão questões dissertativas sobre os assuntos especificados no programa.

4.3 A prova desta fase incluirá uma parte experimental somente para os estudantes do Ensino Médio, que ocorrerá, no mesmo dia e horário da prova teórica, para efeito de cálculo da nota deste nível, a prova experimental terá peso 3 e a prova teórica peso 7.

4.4 Aos estudantes classificados para fase estadual será cobrada uma taxa para custeio das despesas de organização desta fase, cujo valor será divulgado oportunamente pela internet no site da OPF (www.opf.pro.br).

4.5 As provas serão corrigidas em São José dos Campos, ou em outro local que a Comissão Organizadora determinar. O professor que tiver estudantes inscritos na Olimpíada e manifestar interesse em participar da correção das provas desta fase deverá se inscrever junto à Comissão Organizadora da OPF até uma semana após a data de divulgação dos resultados da fase regional.

4.6 As orientações expressas nos itens 3.5, 3.6, 3.7, 3.8 e 3.9 são válidas também para esta fase.

4.7 Não serão atendidos pedidos de revisão de provas.

5. Das inscrições

5.1 Os estudantes deverão inscrever-se pelas suas escolas junto à sede regional mais próxima ou de maior conveniência.

5.2 A inscrição deve ser feita pelo site da APROFI (www.aprofi.org) ou diretamente no site da OPF (www.opf.pro.br). As escolas que não tiverem acesso à Internet poderão inscrever seus alunos pessoalmente ou por fax, junto à sede regional mais próxima.

5.3 A escola deverá inscrever os estudantes no nível correspondente à série em que estiverem cursando; caso contrário, o estudante será desclassificado.

5.4 Cada escola poderá inscrever, no máximo, 60 (sessenta) estudantes do Ensino Fundamental e 45 (quarenta e cinco) estudantes do Ensino Médio, não excedendo o limite de 15 (quinze) alunos por série.

5.5 A escola que se inscrever em mais de uma sede regional terá todos os estudantes inscritos desclassificados e será proibida de participar da Olimpíada por um ano.

5.6 A escola que inscrever estudantes que não estejam nela matriculados regularmente será proibida de participar da Olimpíada por dois anos e todos os estudantes inscritos pela escola serão desclassificados.

5.7 Os estudantes, cujas escolas não desejarem participar oficialmente da Olimpíada, poderão se inscrever no prazo indicado na sede regional mais próxima ou pelo site da APROFI. Caso o número de estudantes inscritos ultrapasse os limites indicados no item 5.4, caberá à Comissão Organizadora definir o critério de seleção para participação da prova.

6. Dos resultados

6.1 Os gabaritos das provas da fase regional serão divulgados pela internet no site da OPF (www.opf.pro.br).

6.2 A relação dos estudantes classificados para a fase estadual será divulgada pela internet no site da OPF (www.opf.pro.br).

6.3 Os nomes dos vencedores da Olimpíada Paulista de Física serão divulgados pela internet no site da OPF (www.opf.pro.br).

6.4 A premiação ocorrerá em local e data a serem determinados e divulgados pela internet no site da OPF (www.opf.pro.br).

7. Da premiação

7.1 Todas as escolas participantes, os professores que participarem da correção das provas (fase regional e estadual) e os estudantes que comparecerem às provas da fase regional, receberão certificados de participação.

7.2 Serão premiados com medalhas e certificados os 15 (quinze) estudantes de cada série mais bem classificados nas provas da fase estadual da OPF, sendo cinco medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e cinco medalhas de bronze.

7.3 Receberão medalhas de menção honrosa os estudantes que tiverem se destacado na fase estadual.

7.4 Será concedida uma medalha especial para os estudantes das escolas públicas que tiverem se destacado na Olimpíada.

7.5 Serão homenageados os professores de Física ou ciências dos estudantes que tiverem se destacado com medalhas de ouro.

7.6 Serão homenageados os diretores das escolas que se destacarem pelo desempenho geral de seus estudantes.

7.7 Os prêmios serão divulgados oportunamente pela internet no site da OPF (www.opf.pro.br).

7.8 Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora da OPF.

8. Do programa

8.1 Os estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) com seus múltiplos e submúltiplos.

8.2 Poderão ser incluídas questões sobre assuntos que não constam do programa básico, mas, quando o forem, conterão informações suficientes para sua resolução. Será dada preferência a questões relacionadas ao cotidiano e a situações do mundo contemporâneo.

8.3 O programa será dividido da maneira a seguir.

8.3.1 Para 6º e 7º anos do Ensino Fundamental: Terra: marés, atmosfera, arco-íris, chuva, rotação, pontos cardeais, bússola, dia e noite, solstício, equinócio, horário de verão. Lua: fases, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, estações do ano. Elementos de Astronomia. Massa, peso, força gravitacional. Energia e processos de transformação. Calor e temperatura. Estados físicos da matéria e mudanças de estado. Rochas. O ciclo da água na natureza. Flutuação dos corpos. Noções de medidas do espaço e do tempo.

8.3.2 Para 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O programa do item 8.3.1 mais: conceitos básicos de cinemática, movimento retilíneo uniforme, aceleração, força, sistemas de forças, leis de Newton, trabalho e potência, máquinas e trabalho, ondas, som, luz, eletricidade e magnetismo. Algarismos significativos.

8.3.3 Para 1º e 2º anos do Ensino Médio. O programa do item 8.3.2 mais: grandezas vetoriais, trabalho e energia em sistemas conservativos e não-conservativos. Potência e rendimento. Teorema do impulso, quantidade de movimento e sua conservação. Estática de corpos extensos. Hidrostática. Calorimetria. Dilatação de sólidos e líquidos. Propagação do calor. Comportamento térmico dos gases. Teoria cinética dos gases e 1ª e 2ª leis da termodinâmica.

8.3.4 Para 3º ano do Ensino Médio. O programa do item 8.3.3 mais: Oscilador harmônico simples. Ondas periódicas: transversais e longitudinais. Propagação, reflexão e refração de ondas. Lei de Coulomb. Vetor campo elétrico, energia potencial elétrica e diferença de potencial. Corrente elétrica. Indução eletromagnética. Motor elétrico. Ondas eletromagnéticas. Noções de Física moderna e contemporânea (Teoria da Relatividade Restrita. Efeito fotoelétrico e a teoria dos quanta de luz. Modelo atômico de Bohr. Radioatividade natural. Fissão e fusão nucleares. Transistor. Laser e fibras óticas).

Livros OPF